quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cálculo Renal

Calculo Renal
Acadêmicos: Ana Paula de Souza Borlini
                        Bianca Simon
                        Sabrina Oro

O cálculo renal ou “pedra” renal é um material sólido policristalino que se forma no rim, proveniente de substâncias que são filtradas na urina. Esses cálculos podem ser pequenos como grãos de areia ou grandes como bolas de golfe, lisos ou cheio de pontas, e usualmente apresentam coloração amarela ou marrom.
Tipos de cálculos renais
Os cálculos renais constituídos por cálcio são os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados são: estruvita, ácido úrico, fosfato de cálcio, cistina e outros. 
Comumente as pedras podem ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina. Em geral, o acúmulo de minerais que acabam se cristalizando ocorre devido a uma disfunção metabólica no organismo.


Causas
Geralmente existe como causas principais, do cálculo renal a herança genética associada aos hábitos de vida das pessoas. Certamente que outro fator muito pertinente a formação de cálculo renal é a baixa ingestão de líquidos, o que aumenta as chances das pessoas desenvolverem cálculos renai.
Outras causas de formação de cálculo renal são gota e obstrução do trato urinário, mas estas causas não são muito comuns


Sintomas
Usualmente, o primeiro sintoma de um cálculo renal é uma dor intensa. A dor começa subitamente quando a pedra se move no trato urinário, causando irritação e obstrução. Tipicamente, a pessoa sente uma dor aguda no dorso ou abdômen inferior. 
Porém, os cálculos renais podem não causar sintomas ou se manifestar de forma aguda como cólica renal. Cálculos localizados no interior do rim (pelve renal) podem apresentar pouco ou nenhum sintoma. Muitos cálculos renais pequenos podem ser eliminados na urina sem causar sintomas. Apesar disso, estes pequenos cálculos também podem causar estragos no sistema urinário. Existem casos em que o cálculo renal pode ser assintomático e crescer até um tamanho considerável, sem que o paciente o note.

Tratamento
O tratamento do cálculo renal pode ser realizado através do tratamento clínico ou intervencionista. O tratamento clínico pode ser de seguimento - através da hiperhidratação - ou sintomático, utilizando-se drogas analgésicas e antiinflamatórias enquanto se aguarda a eliminação espontânea.
Para o tratamento intervencionista pode ser feito através da Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO).


Um dos fatores mais importantes é o diâmetro do cálculo. Os cálculos menores que quatro mm têm 90% de probabilidade de serem eliminado espontaneamente. Já para os cálculos entre quatro e seis mm, a possibilidade é de 50%. O tratamento, para ambos os casos, é feito através do tratamento clínico e da LECO. No caso dos cálculos entre seis e vinte e cinco mm, é praticamente improvável a eliminação espontânea (10% de chance) e, por isso, o tratamento é feito com a utilização da LECO, URS ou NP. Para os cálculos maiores que vinte e cinco mm, os tratamentos são a NP ou a Cirurgia Aberta.



Prevenção
Uma vez tido um cálculo renal, a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos cálculos. Para pacientes que já tiveram sua primeira pedra no rim, torna-se difícil prognosticar a probabilidade de retorno de novas pedras. Até 70% dos pacientes que tiveram pedra no rim, terão outras no espaço de até 10 anos caso não recorram a nenhum tipo de tratamento preventivo. Contudo, pacientes que têm uma disfunção metabólica grave podem ter múltiplas pedras nos rins formando-se mensalmente. Muitos destes cálculos renais ocorrem novamente no espaço de 5 a 7 anos, sendo que o pico desta ocorrência acontece nos dois primeiros anos. À medida que os pacientes que já tiveram pedra nos rins envelhecem, a taxa de formação de novas pedras parece declinar e a não ocorrência geralmente acontece na faixa etária dos 50 anos.
Uma simples e importante mudança para prevenir o surgimento de cálculo renal é o aumento da ingestão de líquidos, preferencialmente água, no mínimo de 2 a 3 litros por dia.

É importante ressaltar que a prevenção de novos cálculos renais deve ser feita pelo resto da vida.

 
http://www.youtube.com/watch?v=eCYhpG1V3aU

2 comentários: