segunda-feira, 21 de novembro de 2011









Doença
de
Parkinson


Definição da Doença de Parkinson
A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC(sistema nervoso central) em uma região conhecida como substância negra(esta substância é uma região cerebral, responsável pela produção de dopamina, quando os neurônios dessa região morrem, a produção de dopamina fica prejudicada).Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

Caso Clinico
Evolução da Doença e Sintomas:
A progressão dos sintomas é lenta , mas a velocidade com que essa progressão se desenvolve é bastante variável em cada caso. Os primeiros sintomas da DP é quase imperceptível e progridem lentamente o que faz com que o próprio paciente ou seus familiares não consigam identificar o início das primeiras manifestações. O primeiro sinal pode ser uma sensação de cansaço ou mal estar no fim do dia. A caligrafia pode se tornar menos legível ou diminuir de tamanho, a fala pode se tornar mais monótona e menos articulada. O paciente freqüentemente torna-se deprimido sem motivo aparente. Podem ocorrer lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade. Dores musculares são comuns, principalmente na região lombar.
amigos e familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças: um braço ou uma perna movimenta-se menos do que o outro lado, a expressão facial perde a espontaneidade (como se fosse uma máscara), diminui a freqüência com que a pessoa pisca o olho, os movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em determinada posição e parece um tanto rígida.
À medida que a doença progride, aparecem outros sintomas. O tremor é geralmente o primeiro a ser notado pelo paciente e acomete primeiramente um dos lados, usualmente uma das mãos, mas pode se iniciar em um dos pés. Segurar um objeto ou ler o jornal podem se tornar atividades árduas. O tremor é mais intenso quando o membro encontra-se em repous. Para a maioria dos pacientes, o tremor é o principal motivo que os leva a procurar pela primeira vez ajuda médica.
Os sintomas:O tremor,Rigidez, Bradicinesia,Alteração no equilíbrio,voz,escrita, Artralgia, Sistema Digestivo e Urinário, movimentos involuntários automáticos, Braços que não balançam ao andar, Depressão e déficit cognitivo.

Formas de tratamento Clinico:
Diagnóstico
Se baseia nos sintomas e nos sinais clínicos e no exame neurológico. Podem ser necessários exames para descartar outras doenças que tenham sintomas similares aos da doença de Parkinson. Não existe exame específico para diagnosticar a doença de Parkinson.
Tratamento
Não existe cura para a doença de Parkinson. O tratamento porém pode melhorar os sintomas e diminuir a velocidade de progressão da doença. Diversos tipos de medicamentos podem estar indicados: anticolinérgicos, agonistas dopaminérgicos, levodopa, inibidores da catecol-orto-metil-transferase, inibidores da monoaminoxidase, antivirais e outros.






Formas de tratamento Cirúrgico:
Intervenções cirúrgicas para o tratamento da doença de Parkinson podem estar indicadas em casos selecionados.
Talamotomia: provoca-se a destruição de um grupo de neurônios do tálamo para melhorar o tremor de braços e mãos em pacientes sem outros sintomas importantes, quando o tremor é unilateral. Os riscos são baixos e a melhora é imediata em 80 a 90% dos casos. Com o tempo os sintomas podem recidivar.
Palidotomia: destruição de células do globo pálido, uma parte do cérebro envolvida no controle dos movimentos. Pode beneficiar pacientes com lentidão dos movimentos, tremor e desequilíbrio.


Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo pode ajudar a melhorar a qualidade, clareza e volume da voz do paciente. Os familiares devem auxiliar a comunicação do paciente. Se o paciente estiver confuso pode ser necessário dar-lhe sugestões. A dificuldade de comunicação
é muito limitante. O apoio da família é muito importante.
Fisioterapia
O cuidado dos pacientes com doença de Parkinson incluem dieta balanceada e exercícios físicos. A participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais tem grande valia. Uma rotina de exercícios para a musculatura dos braços, pernas, pés e face deve ser estabelecida, assim como treino para a marcha e para as atividades da vida diária.

Enfermeiro
O enfermeiro pode planejar metas a serem cumpridas como:
·         Melhorar a mobilidade;
·         Estimulando as atividades do auto cuidado;
·         Melhorando a eliminação intestinal
·         Melhorando a nutrição;
·         Melhorando a comunicação;
·         Apoiando as Capacidades de Enfrentamento
O enfermeiro pode ensinar os familiares nas maneiras de tratamento:


Assista o video











Nenhum comentário:

Postar um comentário