domingo, 20 de novembro de 2011

Tendinite ou Ler


Tendinite ou Ler
Alunas: GrazielaDalegrave Vettorazzi e Morgana Rizzo

Tendinite é uma síndrome relatada em 1700 pelo Pai da medicina do trabalho que a descreveu na época como a doença dos escribas notórios. Tempos depois por volta de 1920, dada como doença das tecelãs, e em 1965, doença das lavadeiras. A partir de 1980 a doença se expande e atinge todas as profissões que envolvem movimentos repetitivos e imobilização postural, tornando-se um fenômeno mundial, devido ao grande avanço do trabalho humano e o aumento de vida diária.
Hoje essa síndrome que é associada ao trabalho ao trabalho informatizado, representa em torno de 70% das doenças profissionais registradas no Brasil, a prevenção continua hoje a melhor forma de combate, com a adoção de posturas e ritmos de trabalhos mais adequados são fundamentais.
Algumas das patologias associadas ao trabalho informatizado além da tendinite podemos descrever também as tenossinovite, síndrome de deQuernain, síndrome do túnel do carpo.

                                    Tendinite
 Inflamação aguda ou crônica dos tendões se manifesta com maior freqüência nos músculos flexores dos dedos, geralmente provocados por dois fatores: movimentação freqüente e período de repouso insuficiente.
Sua manifestação vem através de dor na região e é agravada por movimentos voluntários e associada à dor, apresentando edema e crepitação na região.

                                                       brasilescola.com
                               Tenossinovite
 Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões, assim como a tendinite, os dois principais fatores causadores da lesão são: movimentação frequente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.


Síndrome de DeQuervain:
 Constrição dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesma bainha; quando friccionados, costumam se inflamar. O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar. Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.

                              clinicadamao.com

Síndrome do Túnel do Carpo:
Compressão do nervo mediano no túnel do carpo. As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite no nível do tendão dos flexores - neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.

                                                                        medinerd.blogspot.com
Tipos de lesões


Dos dedos:
Inflamação dos nós ou no dorso da mão.

A mão/ o punho:
Sinovite, inflamação sinovial, pode causar dor no punho ou no antebraço, inchaço na parte inferior do pulso pode fazer com que o nervo mediano fique apertado; causando dedos entorpecidos, a sensação de cavilhas e agulhas e uma perda de força geral nos dedos. Este caso é normalmente chamado de Síndrome do Túnel do Carpo ou STC.

O cotovelo:
Inflamação dos sítios onde se ajuntam os tendões ao cotovelo. Isto pode acontecer tal na parte da frente como na parte para trás do cotovelo. Isto é normalmente chamado "cotovelo de tenista" ou "cotovelo de golfista". Este achaque aparece quando se usa constantemente o dedo indicador, em vez de relaxar a mão.

Os ombros:
Dor crônica e cansaço, Inflamação dos músculos, tendões degeneradas, também chamado de Síndrome do Rotatorcuff, dor que aparece nos ombros pode espalhar-se até ao antebraço ou aos dedos.


Como se evita a LER

É muito mais fácil evitar lesões do que curá-las. Alguns tipos de LER podem causar lesões permanentes, por isso, é importante que dê o seu corpo um bom tratamento desde o início. É aconselhável que preste atenção às precauções seguintes:
· Assegure-se que a sua postura está numa condição ergonômica.
· Faça pausas freqüentes
· Use as pausas para esticar, massagear e descansar.
· Estique-se freqüentemente
Quando estica, reduz a tensão dos músculos. Mas não estique se sentir dor. Se já está a sofrer da tendinite, alguns exercícios podem causar mais lesões. Consulte um bom especialista.
· Velocidade
A velocidade da execução de exercícios, técnicas e músicas deverão ser aumentadas progressivamente de acordo com o desempenho para não causar lesões.
· Mantenha os braços e as mãos numa temperatura bem quente
Quando frios, tendões e músculos estão suscetíveis à lesões.
· Não use o computador superfluamente
Evite jogos, chat, etc.


Preste atenção aos sintomas

Sintomas:

· Cansaço inexplicável.
· Torpor.
· Fraqueza nas mãos e nos antebraços.
· Rigidez nas articulações.
· Problemas ao abrir e fechar as mãos.
· Necessidade de massagear zonas doloridas.
· A sensação de cavilhas e agulhas nas mãos e nos dedos.
· Mãos frias e doloridas, particularmente de manhã cedo.
· Problemas de coordenação.

Se estiver sentindo estes sintomas, é aconselhável que contate logo um médico. Eventualmente, para se prevenir este tipo de lesão, uma consulta ao Ortopedista resultaria em ótimas orientações.


Tratamento

 Em casos mais graves, há a indicação de cirurgias, e a reabilitação pós-cirúrica é feita por profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Quando a inflamação for leve, o tratamento pode ser feito apenas com antiinflamatórios, desde que sejam receitados por um médico. Nunca se automedique.
Abaixo, uma tala de punho utilizada na reabilitação de tendinites. Esta deve ser indicada pelo seu médico responsável ou por profissionais entendentes.
drogamil.mercadoshops.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário