terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sindrome de Riley Day


ALUNOS: Gabriela da Silva Pereira, Karine Gama, Paloma Antoniolli, Quelen Cristiane Lemes de Lemes, Tamires Pola. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
Síndrome de Riley- Day

    Conceito:
   É uma doença hereditária rara que afeta o sistema nervoso autônomo, prejudicando o funcionamento dos neurônios sensorias. Está síndrome causa insensibilidade nos indivíduos , que não sentem dor, nem temperatura de estímulos externos, mas sentem pressão.
   Os portadores dessa doença tendem a morrer jovens com no máximo 30 anos, por causa de ferimentos que se agravam por não serem identificados no tempo correto.
   A preservação do organismo tem na dor seu mais eficaz mecanismo de preservação do ponto de vista neurofisiológico, pois geram respostas de evitação mais permanente. Ela é para o cérebro, a informação mais "clara" de que o organismo deve está sendo lesado, gerando um comportamento de evitação da dor.
   Existem indivíduos com ausência de sensibilidade á dor, que pode ser genética ou adquirida.
   A prevalência desta síndrome é estimada como sendo muito baixa ( menos de 60 casos notificados).

    Sintomas:
   Os sintomas estão presente desde o nascimento, os principais são: insensibilidade a dor, crescimento lento, incapacidade de produzir lágrimas, dificuldade para se alimentar, episódios prolongados de vômitos, convulsões, transtornos de sono, deficiência no paladar, escoliose e hipertensão.

     Diagnóstico:
   O diagnóstico é feito através de exames físicos, que demostram a falta de reflexos do paciente, falta de respostas ao receber uma injeção de histamina (inchaço e vermelhidão), e a insensibilidade a qualquer estímulo, como calor, frio, dor e pressão.

    Tratamento:
   O tratamento é direcionado para os sintomas á medida que eles aparecem. São utilizados anti-convulsivos, colírios para empedir o ressecamento dos olhos, antiméticos para controlar os vômitos e observação intensa sobre essas crianças para protegê-las de lesões que podem se complicar e levar a morte.

    Estrutura morfolólica afetada:
   A Síndrome de Riley-Day, é uma desordem do Sistema Nervoso Autônomo, que afeta a sobrevivência dos neurônios sensoriais, simpáticos e parassimpáticos no Sistema Nervoso Autônomo Sensorial.
   Sistema Nervoso Autônomo - É a parte que está relacionada ao controle da vida vegetativa. Também é o principal responsável pelo controle automático do corpo,frente à modificações do ambiente.
   Apesar de se chamar Sistema Nervoso Autônomo, ele não é independente do restante do Sistema Nervoso. Ele é interligado com o Hipotálamo.
   Sistema Nervoso Simpático - Faz parte do Sistema Nervoso Autônomo. Algumas de suas ações é: aceleração de batimentos cardíacos, constringir vasos sanguíneos, aumento da pressão sanguínea, entre outras funções.
    As mensagens que chegam ao Sistema, transmitem sensações como: calor, frio e dor.
   Sistema Nervoso Parassimpático - Também faz parte do Sistema Nervoso Autônomo. Suas estimulações são opostas do Sistema Nervoso Simpático, como: desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, entre outros. 

    Atuação do Psicólogo:
   Como é uma doença rara e exitem poucos casos no Brasil, o psicólogo trabalha a auto estima, o lado afetivo, emocional, e comportamental aprender a lidar com o perigo. 

                          http://www.youtube.com/watch?v=RXdwBvn1nyA

Nenhum comentário:

Postar um comentário