quinta-feira, 17 de novembro de 2011

INCONTINENCIA URINÁRIA MASCULINA

  Acadêmicas: Deise Bitencourt, Paula K. de O. Dias e Eliane A. Lopes 


                               
                                                                      



     Incontinência urinária não é um problema apenas feminino. E assim como nas mulheres a causa da incontinência urinária em homens se deve a anormalidades vesicais, esfincterianas ou a combinação de ambas. 

     A incidência masculina aumenta com a idade, mas não aumenta apenas em função da idade, estando diretamente relacionada com outras enfermidades como inchaço da próstata, cancro da próstata e condições neurológicas como a doença de Parkinson e de Alzheimer. Em menor extensão, a incidência da diabetes e de peso em excesso, assim como outros fatores de risco, aumentam a incidência da incontinência urinária no homem.

     Os tipos de incontinência urinária são os seguintes:
1) Incontinência urinária de esforço – sintoma principal é a perda de urina quando a pessoa tosse, espirra, ri, faz exercício;
2) Incontinência urinária de urgência – sintoma de vontade imperiosa de urinar, súbita, e que pode provocar perda de urina antes de chegar ao banheiro durante atividades normais do dia-a-dia;
3) Incontinência mista – combinação dos 2 tipos de incontinência descritos.Esta é um sintoma de perda urinária mais severo, pois ocorre tanto associada a esforços como também de forma espontânea, nas urgeincontinências.
    Para os casos mais leves de incontinência urinária, recomenda-se fisioterapia do assoalho pélvico, que promove o fortalecimento da musculatura pélvica e do esfíncter. Tem a vantagem de ser desprovida de riscos e ter bom resultados quando bem indicado. A associação com tratamento farmacológico (Ex. anticolinérgicos) pode resolver o problema destes pacientes.
     Aos portadores de incontinência mais grave, que precisam de uso de fralda ou forros sob a roupa, e que já tem algum grau de restrição ao convívio social, recomenda-se o tratamento cirúrgico. Notáveis avanços na cirurgia da incontinência urinária permitem cirurgias cada vez menos invasivas e de rápida recuperação com taxas de sucesso próximas a 100%. O paciente permanece no hospital apenas 1 dia ou horas, e retorna ao trabalho em menos de 1 semana, sobretudo quando submetido a cirurgias minimamente invasivas.
     A cirurgia de sling, em que se coloca um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra é a técnica mais utilizada e que produz excelentes resultados. A colocação de esfíncter artificial é o recurso mais avançado para correção da incontinência após cirurgia de câncer de próstata. Casos de incontinência urinária mista e não responsivos a tratamento farmacológico podem ser tratados com injeção de Botox na bexiga, por cirurgia endoscópica. O que pouca gente sabe, é que todas estas cirurgias têm cobertura pelos planos de saúde e também podem ser realizadas em centros médicos especializados do serviço público.
Fisioterapia – Exercícios de Kegel

     A fisioterapia é uma alternativa de tratamento eficaz para incontinência urinária masculina. Por meio de reeducação do assoalho pélvico com cinesioterapia, biofeedback e eletroestimulação a fisioterapia promove a diminuição das perdas urinárias devido ao aumento da força de contração da musculatura pélvica, aumento do intervalo entre as micções, diminuição do grau de incontinência e maior satisfação dos pacientes quanto à qualidade de vida.

     A fisioterapia pode ter bons resultados, ajudando na recuperação da continência. No entanto, se os resultados não forem satisfatórios passadas 8 a 12 semanas, poderão considerar-se tratamentos interventivos.

Exercícios de Kegel - Estes são exercícios simples, realizados pelo doente sem necessidade de assistência. Consistem em contracções dos músculos do pavimento pélvico com a intenção de evitar uma eventual micção ou dejecção. Estas contracções devem ser fortes e mantidas durante o máximo de tempo possível, com uma breve pausa entre elas. Os exercícios podem ser repetidos em diferentes posições.
     
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário