quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ENFISEMA PULMONAR

           Acadêmicas: Eloísa Missio Schio, Giane Spuldaro, Maitê Guerra Sangalli.

Conceito
 
Enfisema Pulmonar é uma doença crônica, a qual causa perda da elasticidade do tecido pulmonar, destruição das estruturas que suportam os alvéolos, e destruição dos capilares que nutrem os alveólos.
                                 
 Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono. Nas áreas destruídas, não ocorrem as trocas gasosas de maneira satisfatória, fazendo com que diminua a quantidade de oxigênio circulante no sangue e, então, surge a falta de ar. 
Os pulmões também perdem a elasticidade, tornando mais difícil a saída do ar após cada inspiração. Na maioria das vezes, são tabagistas de longa data, que, em torno dos 65 anos de idade, passam a sentir falta de ar para fazer esforços.
 
Sintomas 

A principal característica da doença é a falta de ar. A falta de ar no início só é notada para os grandes e médios esforços (por exemplo, subir escadas ou caminhar). Mantendo o hábito do fumo, poderão chegar a uma fase mais avançada da doença, em que falta de ar surge com tarefas simples como tomar banho, se vestir ou se pentear, por exemplo. Também pode-se observar deformidades nas unhas, decorrentes da hipóxia (baixo teor de oxigênio)

Diagnóstico

  O diagnóstico do enfisema pulmonar não pode ser baseado apenas nos sintomas. É preciso um histórico focando na quantidade e duração desses sintomas e hábitos ocupacionais e de fumo.

- O médico examinará o peito, observando os padrões de respiração, e monitorará o esforço que a pessoa faz para respirar.  
  
- O exame também incluirá a observação do grau de inflação total dos pulmões, escutar o peito com um estetoscópio para ouvir o fluxo de ar, e escutar sons que determinam a taxa e ritmo de qualquer sinal de esforço violento do coração que pode acompanhar os estágios avançados de enfisema. 

- Adicionalmente, testes da função pulmonar podem determinar várias características e capacidades dos pulmões. Esses testes incluem espirometria, medição do gás no sangue arterial, oximetria de pulso, e raios-X.  

    Prevenção

    Quanto mais cigarros por dia ou mais anos fumando, maior a chance de desenvolvimento da doença. Então, a forma de se prevenir é não fumar. Além de não fumar, é reduzir a exposição a poluição do ar.

    Pulmão de não fumante Pulmão de fumante

    Tratamento

    O enfisema pulmonar é uma doença que não tem cura, o tratamento visa amenizar os sintomas e evitar que o problema progrida. A medida mais importante que pode ser tomada para diminuir a progressão do enfisema é a interrupção do tabagismo por parte do paciente e a diminuição à exposição a cigarros. A reabilitação pulmonar também pode ser muito útil para melhorar a qualidade de vida do paciente. O enfisema também é tratado auxiliando a respiração com anticolinérgicos, broncodilatadores e medicação esteróide (inalada ou oral). Além disso a suplementação de oxigênio também é necessária.

    Atuação do Fisioterapeuta

    Os objetivos gerais da Fisioterapia respiratória em pacientes com enfisema pulmonar são: reeducação do padrão respiratório; a remoção de secreções pulmonares; exercícios para toda a coluna vertebral, para evitar que o tórax fique fixo e com cifose torácica; e o controle da respiração a fim de melhorar a tolerância do paciente ao realizar exercícios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário