terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gota

GOTA: Níveis elevados de ácido úrico no sangue.
Alunas: Fernanda Panis e Cristieli Smolski dos Santos.






Definição
A gota é uma doença reumatológica e inflamatória, que cursa hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais de monourato de sódio nos tecidos e articulações. A gota não é uma doença grave, mas está muito associada a outras doenças potencialmente graves como a hipertensão arterial, a dislipidemia (elevação dos níveis de colesterol e triglicérides), o diabete, aterosclerose e a obesidade. Desse modo, é fundamental aferir a pressão arterial e dosar os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose no sangue.Pessoas com hiperuricemia tem risco de desenvolver cálculos renais de ácido úrico ou, raramente, doença renal.

Fisiopatologia

A decomposição dos nucleotídeos purínicos é metabolizada e levam a formação da xantina e hipoxantina que, através da enzima xantina-oxidase, aos produtos finais o ácido úrico e o urato monossódico (após a ligação do ácido úrico com o sódio), sendo que este urato sérico em excesso) provoca a precipitação de cristais de urato. Com a deposição desses cristais nas articulações ocorre a fagocitose pelos leucócitos (principalmente pelos neutrófilos), e células de revestimento sinovial, com a liberação de derivados do ácido araquidônico, e, em principalmente de leucotrienos e um fator glicoprotéico, formação de pano reumatóide, conseqüente reações inflamatórias, podendo chegar à degeneração e destruição da cartilagem e óssea.


Aspectos clínicos:
Nesta doença o nível sérico de ácido úrico se encontra acima de 7mg/dl, porém muitas pessoas têm hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) não desenvolvem artrite gotosa, sua maior incidência é entre 30-50 anos ocorrendo mais no gênero masculino e no feminino após a menopausa com tendência familiar em mais de 95% dos casos.
A artrite gotosa manifesta-se durante a noite e caracteriza-se por uma inflamação causando extrema dor, edema (inchaço), hiperemia e calor, geralmente em uma articulação do pé principalmente o hálux, mas com a evolução da doença qualquer articulação pode ser acometida; e é desencadeada por consumo abusivo de bebidas alcoólicas, excesso de alimentação rica em proteínas e gorduras. A crise tem duração de 5 a 7 dias, entrando em um período assintomático até a próxima crise em um período de 3 meses a 2 anos.




Artrite crônica:
Pode surgir em pacientes não tratados podendo ocorrer muitas recidivas com tendência a comprometer várias articulações. Nesta fase há sinais de disfunção renal em até 90% dos casos.

Tratamento clínico:
A gota não tem cura, somente tratamento.
Ø  Controlar a dieta alimentar diminuindo a ingestão de proteínas.
Ø  Abstinência alcoólica e diminuição de peso.
Ø  Utilização conforme orientação médica de medicações como alopurinol e colchicinanos em momentos de crise.
Ø  Gelo no local e o esvaziamento de uma articulação com líquido inflamatório por punção com agulha, produzem grande alívio.
Ø  Injeção intra-articular de corticóide é indicada quando há contra-indicação às medicações e procedimentos clássicos. A colchicina é uma medicação que inibe a chegada dos leucócitos onde estão os cristais, ela não diminui o ácido úrico, somente o alopurinol (Zyloric).
Ø  Dieta equilibrada. Visando reduzir a hiperuricemia e as crises agudas, anulando a acidez urinária.


Atuação do terapeuta ocupacional na Artrite gotosa:
Realizar atividades com troca de dominâncias, treinando o membro do lado oposto ao local da crise, caso seja em membros superiores e em determinadas situações que isto esteja interferindo como, por exemplo, nas AVDS (atividades da vida diária), AVTS (atividades da vida de trabalho) entre outras. Prestar atividades de relaxamento em um ambiente calmo e com pouca luz, ajudando assim o paciente a ficar mais tranqüilo e conseqüentemente diminuindo sua dor.

Referências bibliográficas:
FILHO, Geraldo Brasileiro. PATOLOGIA 2011.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo. php?219
Fotos:  http://www.google.com.br/imgres gota+doenca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário