quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SÍNDROME DE LANDAU-KLEFFNER


    Alunos: Andrieli Martello, Bruna Debastiani, Dinara Correa de Campos, Élen Cristina Uez, Marina Censi.

     Esta síndrome foi descrita pela primeira vez, em 1957, pelos médicos William M. Landau e Frank R. Kleffner, professores da Washington University in St. Louis, que diagnosticaram um grupo de seis crianças com alterações paroxísticas no EEG.
                                                                                      Conceito:                                                                                             
 
     A SLK é uma forma rara de epilepsia infantil que resulta em sérios transtornos de linguagem. Sua maior característica e a grande ou súbita diminuição da habilidade de interagir com o meio. Afeta crianças normais, entre três e sete anos de idade, apresentam regressão na linguagem e no comportamento, tendo dificuldades de entender e usar a linguagem, não conseguem entender nem mesmo o próprio nome. A criança com SLK tem dificuldades em reconhecer os sons do ambiente, se comportam como surdos. Alguns recuperam a linguagem, outros apresentam dificuldade enorme para se comunicar.

Quadro clínico:

      Os critérios diagnósticos da SLK são clínico-eletrográficos. As manifestações clínicas podem variar desde uma disfasia adquirida relativamente pura até deterioração mais profunda da capacidade de comunicação social. A disfasia pode se instalar de maneira abrupta ou de forma mais progressiva, no transcorrer de dias ou semanas. As habilidades de comunicação não verbais, habitualmente, se encontram preservadas, de maneira que a linguagem mediante sinais permite algum grau de interação. 

Sintomas:

     Os principais sintomas são: déficit de atenção e hiperatividade - quase universais, em alguns casos são episódicos, mas podem ser graves e comprometerem a interação do paciente com o ambiente; alterações comportamentais características do autismo - comprometimento da interação social, prejuízo na comunicação, repertório de atividades repetitivo e restrito; alterações do sono - crianças agitadas, que não conseguem ter um sono tranquilo, que demoram a dormir e podem acordar muito cedo.
     A agressividade é comum nas crianças mais comprometidas; combinada com a hiperatividade pode produzir "episódios maníacos", durante os quais a criança pode se tornar um perigo real para ela mesma e para os outros e apatia e regressão global - a deterioração da linguagem e comprometimento das interações sociais que pode levar a criança a uma regressão de suas capacidades e um estado de extrema apatia que, frequentemente, se alterna com períodos de comportamento hiperativo.

Estrutura morfológica afetada:
     Todas as crianças com essa síndrome possuem ondas elétricas cerebrais anormais no lóbulo temporal e na região temporal parietal occipital durante o sono, que podem ser documentadas por um eletroenfalógrafo (EEG), que é um gravador de atividade elétrica do cérebro. A deterioração da língua nestas crianças pode ser causada por uma interrupção da maturação normal do córtex nos lóbulos temporal durante um período crítico de desenvolvimento.

                                                   

     O envolvimento de ambos os lobos temporais elimina a possibilidade de que um lobo temporal pode englobar a função do outro como tantas vezes ocorre em crianças que sofrem alguma lesão cerebral.


De que forma o psicólogo pode atuar com portadores da Síndrome de Landau-Kleffner?

     A síndrome de Landau kleffner é caracterizada por afasia, distúrbios de comportamento (incluindo) espectro autismo onde a uma das maiores dificuldades entre tantas é integração social e sensorial. Uma possibilidade é uma técnica psicoterápica chamada ludoterapia, mas é bem limitado, o brinquedo é desprovido de qualquer simbolismo. O psicólogo fica na observação e na orientação de profissionais e aos pais, em como lidar da melhor maneira com o portador e como lidar com a frustração da não evolução.







                                        
Bibliografia:
 
 

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