domingo, 20 de novembro de 2011

Enfisema Pulmonar

Acadêmicas : Juliane Renheimer
                     Lindiane Clunc
Enfisema Pulmonar
Conceito
              O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que inicia com a destruição dos alvéolos. Assim não ocorre a troca gasosa de maneira satisfatória. Os pulmões perdem a elasticidade, tornando mais difícil a saída de ar após cada inspiração.

Causa
              Geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido a fumaça do cigarro, a poluição do ar e a exposição ocupacional ao pó industrial. Essas toxinas destroem os alvéolos.


Sintomas
  •       Falta de fôlego
  •      Tosse seca;
  •       Respiração difícil;

  •        Produção crônica de muco
  •       Chiado no peito.  
 Fatores de Risco
  • Cigarro
  •  Alergia,
  •  Poluição ambiental
  • Poluição de  veículos automotores

  •  Chaminés de fábricas
  Prevenção
             Além de evitar o tabagismo, outra forma de se prevenir é reduzir a exposição a poluição do ar.
A interrupção do tabagismo também é benéfica em qualquer fase da doença, pois não acelera a progressão da mesma.
                        





Diagnóstico
                 O médico faz o diagnóstico, na maioria dos casos, baseado na longa exposição ao tabaco referida pelo paciente, associada às queixas e às alterações detectadas no exame físico.
                Pode haver o auxílio de exames complementares, como exames de imagem (radiografia e tomografia computadorizada do tórax), exames de sangue e espirometria. 
  
Tratamento
                 Aliviar os sintomas do doente e prevenir a progressão da doença. Podem ser usados corticóides ou broncodilatadores, por via oral ou inalatória. A via inalatória é a preferida por ter efeito mais rápido e causar menos efeitos indesejáveis. Nas emergências, as medicações através de injeções também podem ser utilizadas.
Atuação do Fisioterapeuta
     O programa  inclui fisioterapia respiratória para melhorar e corrigir o ato de respirar, o objetivo é remover as secreções brônquicas através da inaloterapia, tapotagem,vibração e tosse. Desinsuflar os pulmões através da TEMP, expiração incentivada, mobilização torácica. E exercícios de condicionamento físico, a fim de melhorar o desempenho dos músculos respiratórios e do organismo de maneira geral. A recuperação do paciente é o principal objetivo do tratamento, permitindo ao indivíduo a recuperação do ponto de vista físico, social e psicológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário